sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Vai um release aê, tio?


Recentemente, vocês devem ter lido por aí (se não, cá está link da matéria no Estadão), a France Presse baixou uma norma para que os coleguinhas dessem um tempo no uso da Wikipedia e do Facebook para produzir matérias. A justificativa passava pela questão da confiabilidade das informações veiculadas pelas novas fontes. E, cá pra nós, entre sair à rua e acessar a Web, muitos preferem a segunda opção.

Hoje, recebo informação do jornalista Marcelo Soares, do blog E você com isso?, a respeito de um serviço que está 'bombando' a rede: a Business Wire. Que, em resumo, é uma grande difusora de press-releases. A empresa cadastra seu material e espera ele circular nas melhores caixas postais do ramo. Nada contra e nada novo. O Comunique-se disponibiliza esse serviço e muitas outras empresas são dedicadas a isso.

O nó da questão é, como disse antes, que o serviço parece estar 'bombando'. O que pode vir a significar que muita gente - e aí incluo coleguinhas - deve estar usando o site como fonte de informação. A Read Write Web reporta que a BW ocupa a 32ª posição no ranking da Techmeme Leaderboard - o Techmeme é um site que rastreia as informações mais relevantes sobre tecnologia, linkando para os sites-fonte de informação. A BR está deixando alguns sites-referência comendo poeira, a exemplo do Guardian (45ª posição) e o Washington Post (69ª). Acabei de checar listagem, e a BR subiu para a 28ª posição.

Não vejo problema em fazer do release mais uma fonte de informação, muito pelo contrário. Há releases que deixam muita matéria de veículo com cara de receita de bolo. O pulo do gato é não usar o danado como fonte única, obviamente, mas como ponta-pé, acréscimo, coisas assim. Mais do que isso, é esmola.

E esmola, vocês sabem, vicia o cidadão.

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