quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Eu vou


Da Redação do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo

Com o objetivo de contribuir com as discussões acerca do ensino e da prática do jornalismo, bem como de fortalecer a campanha em defesa do diploma, será realizado no Recife, no próximo dia 12 de dezembro, o ENCONTRO NORDESTINO DE PROFESSORES DE JORNALISMO.
Será uma jornada cuja meta é uma maior aproximação entre instituições, profissionais e estudantes, buscando novos espaços de articulação e, assim, a troca de experiências, o aprofundamento dos debates e o planejamento de possíveis ações conjuntas.

A “abertura informal” do encontro será na véspera (11 de dezembro, às 20 horas, na Torre Malakoff – Recife Antigo), durante a cerimônia festiva de entrega do 15º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE). A reunião do dia seguinte está programada para o auditório da Aliança Francesa, com a realização de uma mesa-redonda no período da manhã e de uma plenária, aberta aos relatos de experiência, no período da tarde. A jornalista e doutoranda em Comunicação Adriana Santana, do GJC, fará uma apresentação sobre a atuação do grupo na seção de relatos.

Está previsto, para o encerramento, um ato público em defesa do diploma, marcando o Dia Nordestino de Mobilização – e mais uma atividade de divulgação do livro organizado pela Fenaj (“Formação superior em jornalismo: uma exigência que interessa à sociedade”). Além do esforço do FNPJ e da Fenaj, com suporte local do SinjoPE, os sindicatos dos jornalistas de Alagoas e do Ceará já estão empenhados em garantir uma significativa representação dos respectivos estados, envolvendo ainda as escolas de comunicação.

As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas pela Internet em formulário disponível no site da Universidade Católica de Pernambuco (http://www.unicap.br/). Os participantes terão direito a certificado. Uma Agência de Viagens está encarregada de apresentar opções de hospedagem em condições especiais para os inscritos – além de alternativas de passeios, também com tarifas diferenciadas, para os que permanecerem no Recife durante o final de semana (informações: Stylustur, com Nélida Costa ou 81-3269.6859).

PROGRAMAÇÃO

8h30 Credenciamento

9h Conferência de Abertura – Fazer Jornalismo: formação, prática e perspectivas. Alfredo Vizeu (PE), conferencista. José Carlos Torves (RS), debatedor. Ricardo Mello (PE), coordenador – SinjoPE e FNPJ

10h30 Intervalo

10h45 Mesa-Redonda – O que é ser Jornalista. Suzana Blass (RJ). Alexandre Henrique Lino (AL). Cristiane Bonfim (CE). Rafael Marroquim (PE). Aline Grego (PE), coordenadora – Unicap

12h15 Intervalo

14h Relatos de Experiência

16h Intervalo

16h15 Plenária Final – Diploma e Currículo: dois desafios em pauta

18h Encerramento

Nenhum comentário: