sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Janelas


Chego à centésima postagem neste blog para comentar um artigo recém-finalizado, sobre os rearranjos feitos pelos jornalistas num momento em que há uma profusão de 'não-profissionais' (na falta de melhor termo) produzindo e compartilhando conteúdo informativo.

Particularmente, defendo a participação cada vez maior dos usuários na construção noticiosa, por razões óbvias: maior democratização na produção de conteúdo, mais vozes para compor as narrativas, bem como a aceleração do acesso a informações, uma vez que podem disponibilizar dados no momento exato em que os fatos estão acontecendo.

Mas também defendo que esta participação dos cidadãos seja acompanhada da presença do repórter, quer seja para contextualizar o fato, trazer novos olhares, complementar e checar as informações.

Ainda que fotos, textos e vídeos possam chegar com facilidade às redações, como já chegam e continuarão a chegar cada vez em maior quantidade e de maneira mais rápida, acho que é difícil não reconhecer que o repórter que não se limita à redação e ao ciberespaço na apuração, e dá pelo menos uma espiada saudável pela janela, sempre vai fazer uma diferença pra lá de significativa.

Meu recado é esse: olhemos mais pela janela. Literal e metaforicamente falando.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Notícia sobre duas rodas

Ellen e Felipe giraram os pedais para fazer jornalismo dos bons


É com tristeza que recebo a notícia do fim do projeto Repórteres de Bicicleta, tema de um post de março do ano passado. E com alegria que descubro o motivo: os repórteres sobre duas rodas acabaram de se formar e, nas palavras do jornalista-ciclista Felipe Luchete, "por isso agora cada um vai pedalar para um lado (dispostos a não entrar no mercado de trabalho como jornalistas cordiais)".

A dupla aí da foto percorria a mineira Viçosa, a bordo de suas fiéis escudeiras de duas rodas - por supuesto -, em busca de histórias para contar, de pessoas que, certamente, passariam despercebidas pelo ritmo alucinado e desviante do nosso modus operandi tradicional.

Esses meninos fizeram diferença. E, certamente, continuarão pedalando - mesmo metaforicamente - por esse mundão todo que se descortina por aí. Sorte e parabéns pelo ímpeto, coragem e ousadia em olhar para fora da janela.

Abaixo, segue o 'comunicado oficial' sobre o fim do projeto:

Repórteres de Bicicleta publicam sua última edição

Desde abril de 2007, Ellen Araujo e Felipe Luchete pedalam por bairros da cidade mineira de Viçosa, situada a 225 quilômetros de Belo Horizonte, à procura de notícias e de histórias. Os Repórteres de Bicicleta publicam suas apurações na forma de textos, vídeos e imagens, no blog
http://www.reporteresdebicicleta.blogger.com.br/.

Na próxima sexta, dia 06, irá ao ar a última edição: um vídeo com a entrega de fotos a alguns personagens retratados no ano de 2008. Dividido em duas partes, o vídeo vai mostrar as pedaladas pelos bairros de Cristais, Lourdes, Inácio Martins e Barrinha, além de algumas imagens de edições anteriores.

O motivo que os faz parar de percorrer a cidade em busca de “notícias populares” é a formatura dos dois repórteres. No último dia 23 de janeiro, Ellen e Felipe formaram-se jornalistas pela Universidade Federal de Viçosa. Agora, com o diploma nas mãos, vão retornar às suas respectivas cidades natais (Ellen é de Volta Redonda/RJ e Felipe de Jundiaí/SP) para que de lá possam dar continuidade à vida profissional que começaram a traçar girando os pedais de suas bicicletas.

E como giraram aqueles pedais. Desde o início do projeto, os dois percorreram mais de 20 localidades diferentes de Viçosa e transformaram o que viram e sentiram em mais de 60 textos, 115 fotos e 30 vídeos. As pedaladas, quase todas aos domingos pela manhã, os levaram longe.

Em maio de 2008, os repórteres foram a São Paulo apresentar o trabalho no XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, o Intercom. Em setembro do ano anterior, foram reconhecidos pela mídia local e nacional depois que o blog foi recomendado pelo jornalista Ricardo Noblat – um dos blogueiros mais importantes do país.

Em quase dois anos buscando realizar um jornalismo cultural e digital de forma experimentada e diferente, Ellen e Felipe despedem-se da cidade e do blog com gratidão e saudade. Não mais atualizarão a página da internet (que vai continuar no ar, apesar disso), mas levarão consigo todo o aprendizado que adquiriram pedalando e narrando as histórias dos encantadores mineiros de Viçosa.