segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Notícia sobre duas rodas

Ellen e Felipe giraram os pedais para fazer jornalismo dos bons


É com tristeza que recebo a notícia do fim do projeto Repórteres de Bicicleta, tema de um post de março do ano passado. E com alegria que descubro o motivo: os repórteres sobre duas rodas acabaram de se formar e, nas palavras do jornalista-ciclista Felipe Luchete, "por isso agora cada um vai pedalar para um lado (dispostos a não entrar no mercado de trabalho como jornalistas cordiais)".

A dupla aí da foto percorria a mineira Viçosa, a bordo de suas fiéis escudeiras de duas rodas - por supuesto -, em busca de histórias para contar, de pessoas que, certamente, passariam despercebidas pelo ritmo alucinado e desviante do nosso modus operandi tradicional.

Esses meninos fizeram diferença. E, certamente, continuarão pedalando - mesmo metaforicamente - por esse mundão todo que se descortina por aí. Sorte e parabéns pelo ímpeto, coragem e ousadia em olhar para fora da janela.

Abaixo, segue o 'comunicado oficial' sobre o fim do projeto:

Repórteres de Bicicleta publicam sua última edição

Desde abril de 2007, Ellen Araujo e Felipe Luchete pedalam por bairros da cidade mineira de Viçosa, situada a 225 quilômetros de Belo Horizonte, à procura de notícias e de histórias. Os Repórteres de Bicicleta publicam suas apurações na forma de textos, vídeos e imagens, no blog
http://www.reporteresdebicicleta.blogger.com.br/.

Na próxima sexta, dia 06, irá ao ar a última edição: um vídeo com a entrega de fotos a alguns personagens retratados no ano de 2008. Dividido em duas partes, o vídeo vai mostrar as pedaladas pelos bairros de Cristais, Lourdes, Inácio Martins e Barrinha, além de algumas imagens de edições anteriores.

O motivo que os faz parar de percorrer a cidade em busca de “notícias populares” é a formatura dos dois repórteres. No último dia 23 de janeiro, Ellen e Felipe formaram-se jornalistas pela Universidade Federal de Viçosa. Agora, com o diploma nas mãos, vão retornar às suas respectivas cidades natais (Ellen é de Volta Redonda/RJ e Felipe de Jundiaí/SP) para que de lá possam dar continuidade à vida profissional que começaram a traçar girando os pedais de suas bicicletas.

E como giraram aqueles pedais. Desde o início do projeto, os dois percorreram mais de 20 localidades diferentes de Viçosa e transformaram o que viram e sentiram em mais de 60 textos, 115 fotos e 30 vídeos. As pedaladas, quase todas aos domingos pela manhã, os levaram longe.

Em maio de 2008, os repórteres foram a São Paulo apresentar o trabalho no XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, o Intercom. Em setembro do ano anterior, foram reconhecidos pela mídia local e nacional depois que o blog foi recomendado pelo jornalista Ricardo Noblat – um dos blogueiros mais importantes do país.

Em quase dois anos buscando realizar um jornalismo cultural e digital de forma experimentada e diferente, Ellen e Felipe despedem-se da cidade e do blog com gratidão e saudade. Não mais atualizarão a página da internet (que vai continuar no ar, apesar disso), mas levarão consigo todo o aprendizado que adquiriram pedalando e narrando as histórias dos encantadores mineiros de Viçosa.

Nenhum comentário: