quinta-feira, 9 de outubro de 2008

"Marqueting"


Tenho me esquecido de socializar minha produção de artigos. Como sempre comento sobre as pesquisas que venho desenvolvendo, achei de 'bom tom' começar uma microssérie de textos sobre o jornalismo que tenho publicado em revistas científicas. Para não ficar cansativo, vou adotar a sistemática de postar apenas o resumo, acrescentando o link de acesso para quem se interessar em ler a íntegra do texto.

Espero fomentar os comentários, críticas e sugestões de vocês sobre os temas.

Publicado na Revista Communicare, da Faculdade Casper Líbero, São Paulo, Volume 8, número 1, 2008

Resumo
O objetivo deste artigo é trazer à discussão uma modalidade de exercício jornalístico, que caminha na contramão das definições utilizadas nos meios acadêmico e profissional, para retratar a atividade jornalística tradicional: a acomodação nas redações e a ‘terceirização’ da apuração por intermédio das assessorias de imprensa, culminando com o surgimento da figura do ‘jornalista
cordial’. Com o aporte dos resultados alcançados após um mês de análise do comportamento de dois grandes jornais nordestinos em face do recebimento diário de releases de uma assessoria de comunicação, pôde-se traçar um paralelo entre o jornalismo considerado ‘ideal’ e aquele que é efetivamente realizado, no qual investigação, compromisso com os fatos e a própria ética
tendem a assumir, por vezes, um papel secundário.

Palavras-chave: jornalismo, Ética do Jornalismo, Assessoria de Imprensa.

Abstract
This article wishes to bring into the discussion a modality of journalism practice that takes the opposite route to the definitions used in the professional and academic areas to portray the traditional journalistic activity: the laziness in the news room and the outsourcing of enquiries through the press relation agencies, coming with the image of the “friendly reporter”. With the results of a month of analysis of the behaviour of two big newspapers from the Brazilian Northeast area compared with the daily press releases received from a PR agency, it was possible to make a parallel between what’s considered “ideal” journalism and what is
really done, where investigation, a compromise with the facts and even the ethics assume, from time to time, a secondary role.

Key words: Journalism, Journalism Ethics, Press Relation Agencies.

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