terça-feira, 23 de novembro de 2010

Anti-Agradecimento

Um sonoro obrigada ao GoogleAcademics, Google Books e Portal de Periódicos CAPES, pelas horas poupadas em bibliotecas empoeiradas e com acervo paupérrimo. Por me colocarem em contato com obras atualíssimas e já chanceladas pelo registro da quantidade de vezes em que foram citadas. Por incrementarem minhas referências bibliográficas e engordar minha tese.

E um anti-agradecimento por me afastarem das mesmas bibliotecas empoeiradas e sem infraestrutura adequada, mas que povoaram meus 'tempos de eu menina' e me levaram àquela sandice de 'queimar meus navios por essas coisas de letras'. E também por me inocularem o vírus da acumulação enlouquecedora, à cata de mais citações, mais referências, num eterno estado febril em busca de um famigerado estado da arte, que parece nunca ter fim.

E mais um desaforo, só para não fugir à minha natureza: não, eu não preciso de 500 mil referências para mostrar que aprendi alguma coisa sobre jornalismo. E não, ir à biblioteca capenga e cheirando a bolor não era lá tão ruim assim. E, não, mil vezes de novo não, vai demorar mais um par (ou pares de ano) para que eu volte a cercear tanto os meus escritos, com todas essas sombras bibliográficas pairando sobre mim, com todos esses olhos inquisidores invisíveis exigindo registro.

A máxima newtoniana do "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes”, frase-tema do Google Academics, é linda, poética e justa, mas cansei de me dependurar sobre os ombros de tanta gente. Agora é hora de descer. De terminar logo isso e caminhar, novamente, pelas minhas próprias pernas. Até voltar o comichão mais uma vez, a loucura de queimar meus navios, e começar tudo de novo. Mas nunca mais sobre ombros alheios. No máximo, lado a lado. Mas "não mais aflitos, não mais aflitos", no dizer salvador do velho Braga.

Um comentário:

Ricardo Rosa disse...

Olá pessoal, tudo bem?

Me chamo Ricardo Rosa, faço parte da produção online do Programa Avesso ( www.avesso.com.br ). Um programa que mostra os bastidores das principais ações de comunicação das grandes marcas no Brasil.

Fiz uma visita ao seu blog e gostaria de dizer que o conteúdo está de parabéns. O trabalho está ótimo.

O Avesso desenvolve parcerias com diversos blogs das áreas de comunicação, moda, sustentabilidade, design, esportes entre outros. Nesse sentido gostaríamos de te propor uma parceria.

Acesse o nosso site: www.avesso.com.br e Caso tenha interesse é só retornar o contato.

Um grande abraço.

Obrigado!

Ricardo Rosa
ricardo@avessotv.com.br
Tel. (11) 3578-0777
____________________
www.avesso.com.br
www.meadiciona.com.br/avessotv