terça-feira, 24 de março de 2009

Santo de casa


Assistindo a uma interessantíssima palestra, ontem, de um professor da Universidade de Provença (sul da França), a respeito de suas pesquisas sobre representações sociais, não pude conter a surpresa quando percebi que o corpus utilizado pelo pesquisador era em boa parte formado por material publicado na imprensa francesa.

Aí converso cá com os meus botões. Se outras áreas do conhecimento - nesse caso, psicologia social - transitam confortavelmente pela seara jornalística, onde reside mesmo o problema da área de comunicação, que tem resistido cada vez mais (ao menos neste Brasil varonil) a se debruçar sobre seus próprios objetos? Por que a comunicação na Academia resiste tanto em aguçar o olhar por sobre o jornalismo?

Mero preconceito? Ranço? Tentativa de fugir de um possível lugar-comum? Vontade, frustrada, de imprimir uma cientificidade além da normal, fugindo do próprio quintal (objetos e ferramentas comunicacionais) para avançar no quintal do vizinho (objetos outras e ferramentas, idem, caras a outras áreas do conhecimento)?

Ao final das contas, camaradas, acho que o problema reside mesmo num embate tão antigo quanto as paixões humanas. Aquele que fundamenta a máxima de que santo de casa quase nunca faz milagres.

Um comentário:

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com