Tenho me esquecido de socializar minha produção de artigos. Como sempre comento sobre as pesquisas que venho desenvolvendo, achei de 'bom tom' começar uma microssérie de textos sobre o jornalismo que tenho publicado em revistas científicas. Para não ficar cansativo, vou adotar a sistemática de postar apenas o resumo, acrescentando o link de acesso para quem se interessar em ler a íntegra do texto.
Espero fomentar os comentários, críticas e sugestões de vocês sobre os temas.
Publicado na Revista Communicare, da Faculdade Casper Líbero, São Paulo, Volume 8, número 1, 2008
Resumo
O objetivo deste artigo é trazer à discussão uma modalidade de exercício jornalístico, que caminha na contramão das definições utilizadas nos meios acadêmico e profissional, para retratar a atividade jornalística tradicional: a acomodação nas redações e a ‘terceirização’ da apuração por intermédio das assessorias de imprensa, culminando com o surgimento da figura do ‘jornalista
cordial’. Com o aporte dos resultados alcançados após um mês de análise do comportamento de dois grandes jornais nordestinos em face do recebimento diário de releases de uma assessoria de comunicação, pôde-se traçar um paralelo entre o jornalismo considerado ‘ideal’ e aquele que é efetivamente realizado, no qual investigação, compromisso com os fatos e a própria ética
tendem a assumir, por vezes, um papel secundário.
Palavras-chave: jornalismo, Ética do Jornalismo, Assessoria de Imprensa.
cordial’. Com o aporte dos resultados alcançados após um mês de análise do comportamento de dois grandes jornais nordestinos em face do recebimento diário de releases de uma assessoria de comunicação, pôde-se traçar um paralelo entre o jornalismo considerado ‘ideal’ e aquele que é efetivamente realizado, no qual investigação, compromisso com os fatos e a própria ética
tendem a assumir, por vezes, um papel secundário.
Palavras-chave: jornalismo, Ética do Jornalismo, Assessoria de Imprensa.
Abstract
This article wishes to bring into the discussion a modality of journalism practice that takes the opposite route to the definitions used in the professional and academic areas to portray the traditional journalistic activity: the laziness in the news room and the outsourcing of enquiries through the press relation agencies, coming with the image of the “friendly reporter”. With the results of a month of analysis of the behaviour of two big newspapers from the Brazilian Northeast area compared with the daily press releases received from a PR agency, it was possible to make a parallel between what’s considered “ideal” journalism and what is
really done, where investigation, a compromise with the facts and even the ethics assume, from time to time, a secondary role.
Key words: Journalism, Journalism Ethics, Press Relation Agencies.
This article wishes to bring into the discussion a modality of journalism practice that takes the opposite route to the definitions used in the professional and academic areas to portray the traditional journalistic activity: the laziness in the news room and the outsourcing of enquiries through the press relation agencies, coming with the image of the “friendly reporter”. With the results of a month of analysis of the behaviour of two big newspapers from the Brazilian Northeast area compared with the daily press releases received from a PR agency, it was possible to make a parallel between what’s considered “ideal” journalism and what is
really done, where investigation, a compromise with the facts and even the ethics assume, from time to time, a secondary role.
Key words: Journalism, Journalism Ethics, Press Relation Agencies.
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