Numa tentativa de analisar na prática uma das expressões da acomodação jornalística, a saber, o uso indiscriminado de releases na imprensa, optei por acompanhar (à época do mestrado), durante um mês, a produção de uma assessoria de comunicação e a forma como os comunicados lá elaborados eram utilizados por dois jornais impressos.
Entre os principais resultados - resumidos - dessa análise, podemos destacar:
•Em 1 mês, 80 releases e/ou sugestões pautas enviados pela assessoria de imprensa pesquisada (da UFPE)
•41,2% dos releases foram aproveitados pelos dois jornais
•66% das matérias sobre a UFPE publicadas nos dois jornais vieram da assessoria, sem participação do repórter
•100% das matérias tiveram conceito positivo ou neutro à instituição
•41,2% dos releases foram aproveitados pelos dois jornais
•66% das matérias sobre a UFPE publicadas nos dois jornais vieram da assessoria, sem participação do repórter
•100% das matérias tiveram conceito positivo ou neutro à instituição
• 0% das pautas gerou matérias de conteúdo negativo
•44,7% de notas e matérias foram copiadas ou reescritas dos releases
7 comentários:
Parabéns pelo blog, Adriana. Está ficando muito bacana. Aproveito para convidá-la a visitar o Lambida Digital, blog da turma 2007/2 de Linguagens dos Meios Digitais I da Univates, Rio Grande do Sul: http://lambidadigital.blogspot.com/. Grande a abraço. Demétrio
Parabéns Nêga. Já salvei no meu favorito de blogs.
Besos pra ti e pras pirraias.
Adriana!
Seu blog tá ótimo!Voltarei outras vezes! Mais uma vez parabéns pela pesquisa! Bjs da amiga mineira. Sara
Adriana, parabéns pelo blog! Um abraço e sucesso! - Hugo Pordeus
E a que fatores você atribui esses fatos? Fiquei curiosa pra saber mais. Tá ficando super bacana teu blog. Beijo e boa sorte! =)
Adriana, parabéns pela mui pertinente pesquisa. O título é particularmente feliz. Aguardo seus novos posts. Passe lá no meu blog, o "E Você com Isso", onde sempre acabo tratando de assuntos conexos. Procure no site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (www.abraji.org.br) a pesquisa Mapa Brasil, em que um grupo de repórteres solicitou informações públicas a assessorias de imprensa de instituições dos três Poderes em todos os estados brasileiros. Dá o que pensar sobre o papel exercido pelas assessorias.
pessoas, esse troço de blogar é viciante. tô adorando a experiência e os comentários de vocês.
marcelo, valeu pela dica e parabéns pelo blog!
demétrio, passei pelo lambida e já me tornei fã!
Ambos linkados!
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